quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Liga Brasileira - terceira rodada


O confronto entre a melhor equipe brasileira do momento e o campeão da Taça FIFA e vice das copas Intercontinental e Supercopa de Ouro teve o resultado esperado. Ah! Se você foi atrás da pompa dos títulos e subtítulos, perdeu: o Atlético MG venceu ao Paraná Clube por 2 a 1 em Curitiba, e manteve-se na ponta da tabela do Brasileirão 12 13 14. Dois gols feitos no início de cada tempo, e o time anfitrião (Paraná Clube) só fez o seu porque o goleiro atleticano decidiu que era hora de papar um frango "à carijó". Ronaldinho Gaúcho, Diego Souza, Diego Tardelli, Bernard e Richarlyson foram os nomes da partida. Toque de bola rápido, penetrações em espaços exíguos da defesa inimiga, cobertura defensiva perfeita: o Galo Mineiro aparece como franco favorito ao título.

Mas, se por um lado, a laureada pequena equipe do Sul não vingou ainda no campeonato, por outro lado a briosa agremiação barriga-verde de Florianópolis continua encostada no Galo: o Avaí venceu ao Flamengo por 3 a 2 em Floripa e mostrou que, não por acaso, está no alto da tabela. O ex-rubro-negro Sávio e o outro ex-rubro-negro Vandinho foram os nomes desta partida em que o Flamengo jogou bem apenas um determinado período do jogo; Paulo César Francalacci continua escalando mal seus jogadores, e isso se reflete na continuidade da equipe no gramado.

O São Paulo deu um passeio em Goiânia: 2 a 1 sobre um atarantado Goiás, que mal e mal sabia por onde a bola passava no Serra Dourada. Dagoberto fez os dois gols, um deles com o toque magistral do Bola de Ouro 10-11, PH Ganso. Já os outros paulistas... O Palmeiras, pelo menos, não perdeu: travou um duelo truncado, com poucas chances de gol de ambos os lados, e o 0 a 0 foi justo para os Esmeraldinos e os gremistas no Parque Antártica. Pausa na crise. O Corinthians de Pato, Guerrero, Renato Augusto (pivô de uma confusão enorme na sua saída do Bayer Leverkusen), Jorge Henrique e Emerson Sheik não conseguiu vencer em Porto Alegre: o Internacional venceu com garra por 2 a 1 numa partida emocionante, lá-e-cá, Forlán fez um, Pato empatou, e Edú deu número final aos 45 do 2º tempo para os colorados. E o Santos...ah, meu Deus...

...a equipe praiana tomou de 3 a 0 em casa para o atual campeão brasileiro: o Botafogo esperou pacientemente que o Santos desse brecha e fez três gols de maneira cirúrgica, precisa; do mesmo modo em que obtivera o título nacional na temporada passada. Na toca de Neymar, que rugiu mais forte foi o Seedorf; passes precisos, clareza e simplicidade para achar os companheiros nas melhores posições para finalização. No duelo entre o campeão da Liga e o campeão da Copa, desta vez o alvinegro carioca foi bem melhor em campo. Lembram-se? No Mundial, dois empates.

O Fluminense de tantas virtuoses, perdeu para o Vitória BA no Maracanã (3 a 1), com uma agressiva abordagem do rubro-negro baiano no início da segunda etapa irresistível. O Vasco, enfim!, conseguiu uma vitória ( 2 a 0) em São Januário sobre um Ceará órfão das boas bolas de Geraldo (contundido), e perdendo gols incríveis que possibilitariam o aumento do saldo de gols no fim das contas. E o Santa Cruz amargou outra derrota, desta vez para o América RN e em casa. Aliás, desde a pré-temporada que esses dois times se enfrentam, e os potiguares são osso duro de roer para os pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário