sábado, 1 de fevereiro de 2020

Mundial de Clubes: vagas e esclarecimentos.

Convencionou-se adotar, para efeitos de equilíbrio no calendário, a seguinte postura para preencher as vagas ao Mundial em caso de Grand Slam (clubes que vencem os dois torneios da Etapa Nacional, Campeonato e Copa:

a) A primeira Liga que conseguir o Slam, destinará a sua vaga de Copa ao representante pendente que, por força de cumprir tabela, seria posto num único grupo de três equipes: o grupo onde estariam o Campeão Mundial da Temporada anterior e o campeão nacional sorteado.

b) Nesta temporada 18-19, esse fato ocorreu com o grupo onde o PSV Eindhoven (Campeão Mundial) jogaria com o campeão da República Tcheca (o Sparta Praga) e o "pendente" seria o Campeão da Copa do Japão (Kawasaki Frontale).

c) Com essa decisão, o representante pendente ficará com a vaga do primeiro detentor de Slam.

d) Neste caso atual, o Fenerbahçe (Turquia) foi o primeiro obtentor do Slam. Essa vaga de Campeão da Copa fica, então, para o Kawasaki Frontale, que enfrentará, em casa, ao Campeão da Copa da Noruega.

Obs: A partir de então, voltam as definições já tradicionais de regulamento, estabelecidas desde 2001: o detentor de Grad Slam veiculará a sua vaga de Copa ao vice-Campeão do campeonato. E os casos em que se sobrerporem a tal decisão, serão julgados como de praxe, ao longo de todas essas temporadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário